• Flávia Antunes

Entenda o que é e porquê trabalhar com Marketing de Conteúdo

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Neste post, explicaremos o conceito de Marketing de Conteúdo e os benefícios de usá-lo na estratégia de Marketing da sua empresa.


O que é Marketing de Conteúdo?


Sabemos que, nos dias de hoje, não basta estar na internet. Todos estão, de uma forma ou outra: seja nas redes sociais, nas plataformas de venda ou em sites próprios. O diferencial agora é como se posicionar nesse meio, para atrair potenciais clientes e se destacar frente à concorrência.


Por isso, hoje falaremos sobre o Marketing de Conteúdo. Uma prática quase indispensável na maioria das empresas, que vem se provando bastante positiva. Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?


O Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Inbound Marketing para engajar o público alvo a partir da criação de conteúdo relevante, sem promover explicitamente a marca. Ou seja, você consegue ótimos resultados sem precisar fazer uma publicidade exagerada e que não faz sentido para o seu público.


A ideia é gerar valor para os potenciais clientes, para que criem uma boa imagem do seu negócio. Você pode solucionar suas dúvidas, oferecer materiais ricos e até fazer postagens que demonstrem sua autoridade em determinado assunto.





Por que você deve trabalhar com Marketing de Conteúdo?


Agora que o conceito já foi esclarecido, vamos listar alguns motivos pelos quais você deve trabalhar com Marketing de Conteúdo.


Gerar tráfego orgânico:


Produzir bons conteúdos te ajudará no posicionamento do Google. Não adianta trabalhar com palavras-chave soltas e sem sentido, o algoritmo se desenvolveu de tal forma que consegue perceber o que de fato é relevante para o usuário.


Além disso, é comprovada a ampla influência do Marketing de Conteúdo nos resultados de SEO (Search Engine Optimization): de acordo com a SEO Trends 2018, 63,8% das empresas que apresentam as estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO altamente integradas conquistam resultados muito mais positivos do que as que não fazem essa prática.


Nutrir a base de Leads:


A sua base de Leads nem sempre está pronta para o consumo. É necessário produzir informações para que os potenciais clientes se convençam do valor da sua marca e vejam o seu negócio como uma solução para possíveis problemas.


Assim, você não descarta um prospect que ainda não está no momento certo da compra, mas sim nutre ele com conteúdos relevantes para que chegue até o final da jornada e consuma o seu produto ou serviço.


Aumentar a visibilidade da sua marca:


Trabalhar com Marketing de Conteúdo faz com que as pessoas reconheçam o seu negócio. Em outras palavras, gera brand awareness. A produção de conteúdos relevantes é capaz de aumentar a interação de sua marca com os clientes: eles vão comentar as publicações, tirar dúvidas e ter a sua marca como referência. Ao longo do tempo, você terá construído uma base de seguidores fiéis.


E os benefícios não param por aí. Ao dialogar com a sua persona, maiores as chances de ela divulgar a sua marca voluntariamente. Como as pessoas tendem a consumir algo que lhes é familiar, a visibilidade de sua marca certamente fará diferença.




Diminuir o custo de aquisição dos clientes:


O Custo de Aquisição dos Clientes (CAC) é uma métrica que indica o quanto você investe para conseguir um novo cliente. Se sua empresa faz uso das estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO, os potenciais clientes chegam de forma orgânica, reduzindo esse custo de aquisição.


Além disso, ao fornecer materiais ricos e conteúdos educativos, que solucionam as dúvidas de seus possíveis clientes, o processo de venda é “encurtado”, já que eles provavelmente não entrarão em contato com sua empresa para perguntar sobre determinado produto ou serviço — ele já teve acesso a essas informações por meio de suas postagens explicativas.


Fidelizar o seu cliente:


Quando as ações de Marketing continuam mesmo depois da venda, é possível melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo. Você pode criar uma FAQ (página respondendo às perguntas mais frequentes), uma trilha de e-mails ou algum curso que continue gerando conteúdo de valor para o seu cliente, por exemplo.


Essas são boas estratégias de retenção, para que a pessoa continue consumindo o seu produto ou serviço por um longo tempo.


Conclusão


Com esse post, você deve ter entendido a importância de trabalhar com Marketing de Conteúdo. Tá esperando o que para começar a traçar o seu plano de ação e aprimorar as estratégias da sua empresa?

O conteúdo foi útil? Conta pra gente! Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, pode deixar nos comentários que responderemos o mais rápido possível.

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle