• ViraLata Digital

O que é o Funil de Vendas?

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Se sua empresa trabalha com Inbound Marketing, você provavelmente já ouviu falar nesse termo. O funil de vendas é uma representação da jornada dos seus clientes, que vai desde o primeiro contato com a marca até o momento da compra propriamente dita. É importante também incluir a fase pós-venda e de fidelização dos consumidores.


O funil de vendas é formado por várias etapas, que estão diretamente ligadas aos momentos da jornada de compra das personas. Falaremos um pouco sobre elas a seguir.





Topo do funil: aprendizado e descoberta


Nessa primeira fase, os visitantes se deparam com um problema a ser resolvido, que até então desconheciam.


Sua missão é despertar o interesse dessas pessoas por assuntos relacionados ao problema, para que tomem consciência de como a questão as afeta.


Ofereça conteúdos de qualidade em troca do preenchimento de dados. Ao fornecer seu nome e e-mail, o visitante se torna um lead e avança no funil de vendas.


Meio do funil: busca por solução


No meio do funil de vendas, já estamos lidando com leads, e não mais visitantes. Eles já reconheceram as suas necessidades e agora buscam um modo de resolvê-las.


Por isso, aposte no seu relacionamento com essas pessoas. Apresente dicas e técnicas e se esforce para mostrar o que elas estão perdendo por não investir na solução. Dados numéricos e pesquisas são bastante úteis para convencer o seu potencial cliente.


Você deve respeitar o tempo de julgamento dele, mas sempre buscando agilizar o processo. Crie um senso de urgência e aproveite para apontar os benefícios que seu negócio possui.


Fundo do funil: decisão de compra


No fundo do funil de vendas, os leads qualificados se tornam oportunidades. A relação de confiança estabelecida com eles contará muito nesse momento, pois verão sua empresa como referência no assunto, alguém com quem podem negociar.


A persuasão é indispensável nessa etapa. Compare sua empresa com as concorrentes e convença o seu potencial cliente do porquê escolher seu produto ou serviço.


Obtida a aprovação, o funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se tornam clientes de fato.


Por que definir o seu funil de vendas?


A definição do seu funil de vendas torna claro todo o processo de captação e nutrição dos seus clientes. Assim, é possível entender melhor sobre a jornada de compra deles e pensar em estratégias para otimizar as vendas.


Além disso, o funil de vendas te ajuda na identificação do momento certo de abordar o cliente, para que você não desperdice nenhuma oportunidade.

0 comentário

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle