- ViraLata Digital
O que é o Funil de Vendas?
Atualizado: 1 de Ago de 2019
Se sua empresa trabalha com Inbound Marketing, você provavelmente já ouviu falar nesse termo. O funil de vendas é uma representação da jornada dos seus clientes, que vai desde o primeiro contato com a marca até o momento da compra propriamente dita. É importante também incluir a fase pós-venda e de fidelização dos consumidores.
O funil de vendas é formado por várias etapas, que estão diretamente ligadas aos momentos da jornada de compra das personas. Falaremos um pouco sobre elas a seguir.

Topo do funil: aprendizado e descoberta
Nessa primeira fase, os visitantes se deparam com um problema a ser resolvido, que até então desconheciam.
Sua missão é despertar o interesse dessas pessoas por assuntos relacionados ao problema, para que tomem consciência de como a questão as afeta.
Ofereça conteúdos de qualidade em troca do preenchimento de dados. Ao fornecer seu nome e e-mail, o visitante se torna um lead e avança no funil de vendas.
Meio do funil: busca por solução
No meio do funil de vendas, já estamos lidando com leads, e não mais visitantes. Eles já reconheceram as suas necessidades e agora buscam um modo de resolvê-las.
Por isso, aposte no seu relacionamento com essas pessoas. Apresente dicas e técnicas e se esforce para mostrar o que elas estão perdendo por não investir na solução. Dados numéricos e pesquisas são bastante úteis para convencer o seu potencial cliente.
Você deve respeitar o tempo de julgamento dele, mas sempre buscando agilizar o processo. Crie um senso de urgência e aproveite para apontar os benefícios que seu negócio possui.
Fundo do funil: decisão de compra
No fundo do funil de vendas, os leads qualificados se tornam oportunidades. A relação de confiança estabelecida com eles contará muito nesse momento, pois verão sua empresa como referência no assunto, alguém com quem podem negociar.
A persuasão é indispensável nessa etapa. Compare sua empresa com as concorrentes e convença o seu potencial cliente do porquê escolher seu produto ou serviço.
Obtida a aprovação, o funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se tornam clientes de fato.
Por que definir o seu funil de vendas?
A definição do seu funil de vendas torna claro todo o processo de captação e nutrição dos seus clientes. Assim, é possível entender melhor sobre a jornada de compra deles e pensar em estratégias para otimizar as vendas.
Além disso, o funil de vendas te ajuda na identificação do momento certo de abordar o cliente, para que você não desperdice nenhuma oportunidade.