• Flávia Antunes

Tudo que você precisa saber sobre Marketing Direto

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Neste post, vamos explicar um pouco sobre o conceito de Marketing Direto, os benefícios dessa estratégia e como usá-la em sua empresa. Vem saber mais!


O que é Marketing Direto?


Como o próprio nome já diz, o Marketing Direto reúne uma série de ações personalizadas, diretas e assertivas para dialogar com um público específico, de pessoas que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço.

Nessa estratégia, a comunicação acontece sem intermediários: o contato é com a própria pessoa — seu cliente em potencial. O foco em um público determinado justifica a eficiência do Marketing Direto. É muito mais fácil vender para alguém que já indica interesse do que começar o processo do zero.




Vantagens do Marketing Direto


Encontrar os clientes ideais


Ao usar o Marketing Direto, você pode segmentar grupos de clientes e personalizar as mensagens que serão enviadas. Uma campanha bem direcionada permite identificar como cada pessoa responde a sua oferta e, a partir de pesquisas, você consegue investir naqueles que estão mais propensos a realizar a compra.


Menor gasto com a conversão


Você não precisa ter um grande orçamento disponível na sua empresa. Ao adotar o Marketing Direto, você direciona as ações a um público específico, e não ao mercado geral, gerando melhores resultados. No fim das contas você converte mais, gastando menos.


Fidelização dos clientes

Quando o cliente recebe ofertas personalizadas, como promoções, cupons de desconto e outras que o chamem pelo nome e correspondam a suas necessidades, ele imediatamente criará um vínculo com a empresa. Esse é um grande avanço rumo à fidelização.


Geração de mais Leads


Os resultados de venda são mais rápidos quando você responde às necessidades do seu mercado ou de sua empresa. E é justamente essa a proposta do Marketing Direto. Você pode criar ações para anunciar um produto específico ou esgotar o estoque de determinado item, por exemplo.


Ao reforçar a credibilidade com seu cliente, ele provavelmente recomendará seu produto e serviço. O resultado disso: mais Leads para o seu negócio. Quer saber mais? Dá uma conferida no nosso post sobre Leads!


Mensuração dos resultados


O Marketing Direto permite medir facilmente o sucesso de uma campanha. Por exemplo, se você enviou um e-mail marketing divulgando um curso para 100 pessoas e 10 se inscreveram, a taxa de conversão foi de 10%. Isso pode indicar que, se a mesma estratégia for aplicada a um grupo semelhante de pessoas, o resultado poderá ser bastante parecido.


Ainda nessa linha de pensamento, você pode usar o Marketing Direto para testar novos mercados e avaliar como seus clientes andam respondendo às suas ofertas.




Como usar o Marketing Direto na sua empresa:


Identifique o seu público-alvo


Conhecer o seu público é essencial para um bom desempenho da estratégia de Marketing Direto. Para isso, você pode acessar o seu banco de dados e separar os clientes de acordo com algumas características, como: sexo, idade, localização geográfica, renda, profissão etc. Quanto mais segmentado o seu público, mais personalizada a mensagem pode ser. Uma boa ferramenta de CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) pode te ajudar muito nessa empreitada. Que tal investir nisso?


Produza conteúdo relevante


Conteúdo é a palavra-chave para atrair e reter clientes. Oferecer materiais de qualidade para o seu público é o passo inicial para um bom relacionamento. Lembre-se de produzir conteúdos que despertem interesse, solucionem dúvidas e agreguem valor para a sua marca.


Defina a melhor abordagem


Depois de decidir o que será ofertado e quem se beneficiará com esse produto, é hora de definir a melhor abordagem. Para isso, ponha em ação o conhecimento sobre seu público-alvo: qual é a melhor forma de atingi-lo? Via e-mail, ligação ou redes sociais? Qual linguagem deve ser utilizada? Tudo isso vai depender das características que já citamos, como sexo e idade. Pesquisas podem te ajudar a identificar quais canais cada um de seus públicos utiliza.

Escolha que ferramentas usar

Agora a missão é determinar a melhor forma de contato com seu cliente. O e-mail marketing pode ser uma boa ferramenta para falar com clientes mais jovens, por exemplo. O importante é sempre testar as suas estratégias e adaptá-las de acordo com os resultados obtidos. Se você trabalha com Marketing Digital, vale apostar no teste A/B: nele, você cria duas versões diferentes de título, página ou qualquer outra plataforma e verifica qual foi mais acessado para ir ao ar.


Invista no senso de urgência


Se tem uma coisa que funciona em Marketing é o senso de urgência. Dizer que uma oferta é por tempo limitado ou que um curso tem número determinado de vagas faz com que o cliente não tenha tempo para a indecisão. Um prazo muito grande pode levar a oferta ao esquecimento.




Mensure os resultados


A campanha foi ao ar! E agora? Certifique-se de monitorar cada etapa dela, desde o número de pessoas impactadas até quantas realmente converteram. Ao reunir os dados de cada ação, a assertividade das futuras com certeza será maior. A mensuração te permitirá determinar o ROI (Retorno Sobre Investimento) da campanha, ou seja, o ganho da empresa com o investimento na campanha.


Conclusão


O Marketing Direto é uma dentre muitas estratégias de Marketing que sua empresa pode utilizar. A personalização de suas campanhas certamente trará ótimos resultados e te aproximará de seus clientes.


Gostou do conteúdo? Conta pra gente! Deixe suas dúvidas nos comentários que responderemos o mais rápido possível.

0 comentário

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle