• Flávia Antunes

Marketing Digital: O que é e como funciona

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Neste post, vamos explicar o conceito de Marketing Digital, sua origem e as vantagens de usá-lo em sua empresa. Vem saber mais!


O que é Marketing Digital?


Por incrível que pareça, o Marketing Digital não surgiu apenas com o avanço da internet. Apesar do termo ter se popularizado apenas no início da década de 2000, sua verdadeira origem remonta ao século XIX, mais precisamente em 1896, quando o italiano Guglielmo Marconi fez a primeira transmissão pública com sinais wireless.




Em seguida, com a invenção do rádio, aconteceu a primeira transmissão ao vivo de uma performance de ópera. O resultado disso? Milhares de pessoas compraram ingressos para os próximos eventos.


Mas o que isso tem a ver com o Marketing Digital? Você deve estar se perguntando. O Marketing Digital nada mais é do que mover o mercado de formas não presenciais. E é justamente isso que aconteceu, séculos atrás, nesse episódio do rádio que contamos, e vem acontecendo hoje em diversas outras plataformas.


Ainda não entendeu o conceito? Vamos deixar mais claro!


O Marketing Digital é um conjunto de táticas de Marketing que têm como palco o ambiente virtual. São ações que uma empresa implementa para se aproximar do público-alvo, criar uma identidade da marca e atrair novos clientes.


E como fazer isso? Atualmente, o SEO, o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing são as principais estratégias. Em breve tem post no blog sobre cada uma delas! Mas basicamente, o plano é usar os canais digitais para solucionar os problemas e atender às demandas dos potenciais clientes. Esse contato pode acontecer via blog, site, e-mail, redes sociais ou outros meios.


O interessante do Marketing Digital é que ele é popular e acessível. Não importa o porte da sua empresa e o orçamento disponível, você sempre pode investir em estratégias online que ajudarão a aprimorar os resultados do seu negócio.

Vantagens do Marketing Digital


O Marketing Digital veio para ampliar e facilitar o que já era possível com o Marketing Tradicional. E você já pensou no alcance das estratégias virtuais? A quantidade de pessoas conectadas na rede é justamente a quantidade de usuários que você pode atingir usando o Marketing Digital.


Separamos mais algumas vantagens para te mostrar o porquê você deve trabalhar com Marketing Digital:


Interação com o público:


A experiência da audiência está em xeque. Não basta só vender o produto sem acompanhar a jornada de compra de seu público. O Marketing Digital te permite promover campanhas, responder comentários e gerar engajamento para a marca. Assim, é possível estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente, que vai além do momento da compra


Mais barato que o tradicional:


Claro que um mínimo investimento é necessário para começar, mas você gastará menos com ações de Marketing Digital do que se fizesse marketing offline. Como você já deve saber, anúncios de televisão, rádio e outras mídias impressas estão cada vez mais caros e os resultados são mais difíceis de se enxergar.




Maior visibilidade do negócio:


Presença na internet é fundamental nos dias de hoje. Quase ninguém chega em uma loja sem saber nada sobre o produto que irá comprar. Quando você cria valor para a sua audiência, com conteúdos relevantes que solucionem suas dores e antecipem suas dúvidas, maior a chance de se tornar referência no mercado. Futuramente, essas pessoas se tornarão clientes e recomendarão o seu negócio.


Segmentação do target:


A assertividade do Marketing Digital se deve, em grande parte, à possibilidade de direcionar o que será publicado. Você pode criar campanhas e escolher o público que será atingido (por sexo, idade, região etc.), adequando sua comunicação da melhor forma possível. Assim, não há suposições sobre quem verá determinado conteúdo, pois você quem decide os critérios. Além disso, agora as empresas são capazes de promover ações para dialogar com as pessoas certas, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir seu produto ou serviço.


Conclusão


Depois dessa breve introdução sobre o que é Marketing Digital, você deve ter se convencido das vantagens de utilizá-lo em sua empresa.


Em breve faremos mais posts sobre ações específicas de Marketing Digital, como gerenciamento de redes sociais, e-mail marketing e plataformas de anúncios. Fique ligado!


Curtiu o conteúdo? Conta pra gente! Se tiver alguma dúvida sobre o assunto é só deixar nos comentários que responderemos o mais rápido possível.

0 comentário

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle