• ViraLata Digital

Dicas para gerenciar as redes do seu restaurante



Neste post, iremos te proporcionar dicas infalíveis para gerenciar as redes sociais do seu restaurante.


As mídias sociais vêm se tornando cada vez mais efetivas para promover qualquer negócio, e no mundo dos restaurantes isso não é diferente. Sabe-se que hoje mais de 60% dos brasileiros estão conectados nas redes sociais. Então, não fica parado aí! Continue a leitura para saber as melhores estratégias para bombar o perfil do seu estabelecimento.


Mas, antes de tudo, saiba que nenhum produto ou serviço que seja ruim na vida real fica bom no universo online. Você tem que ter a consciência do que proporciona para o seu cliente, desde um preço justo, atendimento agradável até a qualidade dos pratos e drinks.


Depois de estar ciente do produto e da infraestrutura que você oferece, vamos para as dicas de ouro!

1- Fortaleça sua marca

Faça publicações que esclareçam todas as dúvidas sobre o restaurante como horário de funcionamento, onde está localizado, pontos de referência, cardápio com valores, qual tipo de comida que você oferece e mostre o espaço. Sobre o horário e local: você pode deixar estas informações fixas na bio do seu Instagram para facilitar a busca do cliente.

2- Conquiste o público certo

Do que adianta um número imenso de seguidores se eles não vão ao seu restaurante? Saiba atingir pessoas que realmente são possíveis frequentadoras.

Ex: se no seu estabelecimento todos os pratos são feitos com carne animal, de nada interessa que pessoas veganas sigam o seu perfil. Da mesma forma que não compensa perfis de países diferentes do seu te seguirem. Lembrando que estas pessoas podem sim ser seus seguidores, mas não adianta você procurar por elas, pois não são seu público alvo.

Para conseguir captar os clientes certos use, no caso do Instagram, hashtags relacionadas as características do seu restaurante, use a localização para atingir pessoas da mesma região que a sua e pague por campanhas no Facebook e Instagram para mais usuários conhecerem seu perfil.

3- Invista em fotografia

Não seja mão de vaca para gastar com fotografia. A imagem é de extrema importância, principalmente, para quem trabalha com comida. Enquanto a pessoa está no feed, o que mais chama a atenção dela é a imagem.


4- Foque em engajar as pessoas

O mais interessante pra você é gerar uma conexão com aquela pessoa que está te seguindo. Então, crie posts em que elas possam comentar sobre algo, poste stories com enquetes e votações, reposte publicações dos clientes, responda sempre as mensagens privadas, curta e comente quando te marcarem... Realmente tenha essa interação com o público.

5- Faça um conteúdo de qualidade e com periodicidade

Se organize para postar sempre! Aqui na VLD nós fazemos publicações de 2 a 3 vezes por semana para os nossos restaurantes. Esses posts entram sempre no Instagram, feed e story, e no FaceBook.

Também é importante caprichar no conteúdo! Faça publicações que chamem a atenção, usando boas fotos e textos leves, você pode trazer um conteúdo diferente que eduque seu seguidor de alguma forma e nunca perca a oportunidade de falar sobre datas comemorativos relacionadas ao seu negócio – Dia Mundial da Batata Frita, por exemplo. Você pode conferir um post aqui no blog da ViraLata Digital sobre Marketing de Conteúdo para aprofundar seus conhecimentos no assunto.

6- Faça parceria com influenciadores

Hoje, no Brasil, os influenciadores estão em 2º lugar no poder de tomada de decisão para a compra das pessoas. Usufrua desta onda e faça parcerias com digitais influencers. Lembrando que é muito importante saber quem são as pessoas certas para fazer parcerias. Você pode conferir dicas de como fazer essa escolha aqui no blog e saber ainda mais sobre influenciadores em seu restaurante baixando nosso e-Book.

7- Crie um perfil comercial

Pra ficar por dentro do crescimento do seu perfil, crie ou migre uma conta comercial no Instagram. Lá, o próprio aplicativo te disponibilizará dados e métricas sobre seu desempenho semanal, mostrando seguidores novos, quantas pessoas visualizaram seu perfil, quantas pessoas passaram por sua foto e entre outras informações.

8- Taxa de conversão para os seus investimentos

Gerenciar mídias sociais de restaurantes é uma tarefa complicada, pois nem sempre conseguimos saber exatamente o retorno do investimento. É um desafio saber quando novos clientes do restaurante vieram por meio das redes sociais ou de outra forma. Ter noção de quantas pessoas entraram no seu perfil já é algo mais possível, como dissemos aqui em cima, mas ter o controle de novos clientes é mais complicado.

Uma alternativa para você conseguir ter números em sua mão e saber se todo esse esforço cuidando das redes sociais do seu restaurante está funcionando é calcular o ROI (retorno sobre o investimento ou, em inglês, return on investment). Ele é um indicador que permite saber quanto uma empresa perdeu ou ganhou com investimentos em anúncios, por exemplo. Na equação você coloca a receita do seu restaurante, subtraia pelo custo do seu investimento em anúncios no Facebook e Instagram e divida o resultado pelo custo novamente. O ROI será quantas vezes mais você lucrou ou perdeu receita.

ROI = (RECEITA – CUSTO) / CUSTO


CONCLUSÃO

Estar presente nas mídias sociais é mais que essencial. Hoje em dia, o mundo online é a forma mais eficaz de fortalecer sua marca e a conexão com o cliente. Mesmo sendo um desafio mensurar retornos exatos que o seu restaurante tem, as redes sociais sempre são muito positivas se gerenciada da forma correta. Não deixe para amanhã a oportunidade de ter mais visibilidade e, consequentemente, ter mais conversões!


E aí? Animado para colocar todas essas dicas em prática?

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, escreve aqui embaixo nos comentários que responderemos o mais rápido possível!


*Todos os dados deste post foram tirados do MediaKix (link o site)

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle