• ViraLata Digital

Como saber quem são os influenciadores certos para o meu negócio?


Neste post, iremos te mostrar como investir no influenciador certo para o seu negócio.


Atualmente, os digitais influencers estão na segunda posição no poder de tomada de decisão das pessoas. Sabe-se que 54% dos brasileiros que usam os stories do Instagram fazem compras a partir da propaganda de influenciadores.


Com toda essa tendência, as marcas começaram a investir cada vez mais na contratação dessas pessoas. Mas, se a escolha não for certa para o seu negócio, todo investimento pode ir por água abaixo.


Afinal, como escolher o influenciador certo?


Cuidado com falsos influenciadores


Na internet é muito comum que pessoas comprem seguidores e curtidas. Hoje, você consegue ter 15 mil seguidores por apenas R$300,00 ou conseguir 500 curtidas por R$50,00. Não se atente somente aos números dos influencers. Essa facilidade faz com que empresas acabem contratando pessoas que não geram retorno nenhum. Desconfie quando os números crescem muito rápido e sem explicação.


Os falsos influencers são aqueles que também fazem falsos publi posts para chamarem a atenção das marcas. Eles fazem a publicação indicando por meio de hashtags como #ad ou #publi uma contratação, na verdade, falsa.


Tenha certeza do nicho com qual o influenciador trabalha


É muito importante saber com qual nicho o influenciador trabalha para saber quais são os interesses das pessoas que os seguem. Não é interessante contratar alguém que crie conteúdo sobre beleza para fazer uma ação que envolva carros, mas trabalhar com alguém que fale sobre viagens radicais, já faz mais sentido. Da mesma forma, se você tem uma hamburgueria não tem motivo para entrar em contato com influenciadores fitness.


Outro ponto importante é ver com qual tipo de conteúdo os seguidores engajam mais no perfil do influenciador. Muitas pessoas que trabalham com internet acabam falando de diversos assuntos. Então, é interessante que você, que está contratando, faça uma pesquisa aprofundada para saber com qual nicho o público daquele influenciador se identifica mais.


Faça pesquisas no Google


Depois que já está em mente com quem quer trabalhar, pesquise o nome do influenciador no Google. Essa prática é bem importante, pois é lá que você consegue ver se ele realmente é relevante, ou seja, não é um falso influenciador, e se aquela pessoa já esteve envolvida em alguma polêmica.


Verifique se o perfil é comercial

Um perfil comercial no Instagram permite que você tenha dados sobre o seu desempenho. Essa métrica pode ser passada para o contratante para provar a eficácia do influenciador. Lá, você consegue ter acesso a quantidade de pessoas que visualizaram o perfil, alcance, de onde são os seguidores do influencer, faixa etária das pessoas que os seguem e entre outras informações.


Veja a relação do influenciador com o público

Fique atento ao envolvimento do influenciador com o público. É importante notar se ele responde comentários, conversa com quem o acompanha, faz conteúdo de engajamento. Quanto melhor for a relação entre influenciador e seguidor, melhor será o retorno para o seu negócio.


Trabalhe com pessoas da sua região

Às vezes escolher trabalhar com influenciados da sua região é mais interessante do que tentar alcançar alguém em proporção nacional. Se o seu negócio está localizado em uma cidade de pequeno porte, é legal você criar parcerias com influenciadores locais. Se você tiver um restaurante, por exemplo, é muito mais interessante você buscar pessoas que estejam na mesma cidade ou, até mesmo, no mesmo bairro. No entanto, se você é uma marca de roupas que faz entregas para o Brasil inteiro, é vantajoso trabalhar com influenciadores de diversas regiões justamente para expandir o público.


Conclusão

Trabalhar com influenciadores é uma ótima estratégia para aumentar vendas, principalmente, quando escolhemos as pessoas certas. Não deixe de pesquisar tudo que apontamos acima para que o retorno do seu investimento seja positivo! Saiba que contratar influenciadores é uma entre várias estratégias de gestão do seu negócio. Então, confira o nosso post sobre gestão de redes sociais da sua empresa para saber mais detalhes.


Ainda ficou com alguma dúvida sobre o universo dos influenciadores? Se sim, deixe o seu comentário aqui embaixo que responderemos o mais rápido possível.


*Todos os dados desta matéria foram tirados do Mediakix

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle