• ViraLata Digital

Como as avaliações no iFood impactam no seu negócio


Que os aplicativos de delivery vieram pra facilitar a nossa vida já não é novidade. Eles permitem que o cliente tenha acesso a uma infinidade de restaurantes, compare os preços e cardápios e verifique a opinião de outras pessoas que já pediram no lugar.


Hoje, os principais apps de entrega já atuam em praticamente todas as grandes cidades do Brasil. Mas qual será que é o queridinho dos consumidores?


De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência em negócios SEMrush, o aplicativo de delivery preferido no país é o iFood. O estudo analisou as pesquisas nos principais mecanismos de busca e registrou em 2019 uma média de 1,2 milhões de pesquisas mensais pelo app — número maior do que o de seus concorrentes Rappi e UberEats, por exemplo.


Como já falamos, uma das vantagens dos aplicativos é a possibilidade de consultar a opinião dos clientes. Assim que a pessoa recebe o pedido, ela pode adicionar uma avaliação ou um comentário, que diga o quão satisfeita (ou não) ficou. No iFood, os itens avaliados são: embalagem, comida, tempo de entrega e custo/benefício.


O que poucos sabem é que as avaliações no iFood influenciam — e muito — no comportamento dos consumidores e, consequentemente, no desempenho dos restaurantes. Isso porque as pessoas costumam a consultar quantas “estrelinhas” o restaurante tem antes de pedir a sua comida lá.

Um estudo recente do iFood revela que pouco mais de 70% dos usuários que acessam a página do restaurante verificam a avaliação antes de realizar o pedido. O grande problema é que os consumidores tendem a analisar o seu pedido apenas quando têm uma experiência ruim com o lugar: quando falta um item, a comida vem errada ou demora muito para chegar, por exemplo.


Tendo isso em mente, a dica preciosa de hoje é: cuide de suas avaliações no iFood. Além de prestar atenção na qualidade dos alimentos que você oferece, manter o cardápio atualizado e garantir entregas rápidas, busque incentivar os seus clientes a avaliarem positivamente o restaurante.


Mas como fazer isso? As possibilidades são várias, mesmo não houver um grande orçamento disponível. Uma ideia é escrever bilhetes manuais (se tiver tempo hábil para isso) ou mesmo digitalizados que interajam com o cliente, desejando uma ótima refeição, contando um pouco sobre a história do lugar ou falando sobre a procedência dos alimentos, por exemplo. Qualquer mensagem que incentive o relacionamento e aproxime a marca do consumidor é válida.

Você também pode oferecer “brindes” junto com os pedidos. Uma pequena sobremesa, um acessório com o logo do restaurante ou até um cupom de desconto para os próximos pedidos. Não esqueça de motivar a pessoa a avaliar o seu restaurante no iFood. Tente fazer isso de forma sutil e orgânica, falando o quanto a avaliação no aplicativo ajuda o seu restaurante a melhorar cada vez mais.

E aí? Curtiu a dica?


Comece já a investir numa boa reputação no iFood e veja o desempenho do seu restaurante alavancar!

Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente.

0 comentário

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle