• ViraLata Digital

O que é Landing Page?

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Neste texto, você vai entender o que é uma Landing Page, por que usar e como montar a sua.

Landing Page é uma página criada com o objetivo de conversão. O termo vem se popularizando no ambiente do marketing digital e pode ser traduzido como “página de aterrissagem”.


Pense assim: do que adianta seu blog ou site ter muitas visitas se as pessoas não avançam na jornada de compra? As Landing Pages vão te ajudar a transformar o visitante em lead, para que ele seja impactado com seus conteúdos e futuramente se torne um cliente de seu negócio.


Na hora de criar a Landing Page, o importante é evitar distrações. Invista em poucos elementos visuais ou links de saída e crie um único call-to-action, para direcionar o visitante ao que você realmente deseja.


Por que usar Landing Pages?


Com as informações de contato do visitante, como o seu nome e e-mail, várias ações se tornam possíveis. Uma delas é começar um relacionamento mais próximo e duradouro com o seu potencial cliente, aumentando a confiança dele na marca.


Você também tem a chance de entender quem são as pessoas que acessam o seu site e se realmente possuem o perfil de cliente ideal, adequando o conteúdo das próximas publicações.


Como criar uma Landing Page?


Como já falamos, todos os elementos da Landing Page devem ser objetivos e voltados para um único foco: a conversão.


Não existe uma fórmula mágica, mas boas práticas podem te colocar caminho certo. Para isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a estruturar a sua Landing Page.


Título simples e direto


Pesquisas comprovam que a maioria das pessoas que chegam a uma página apenas leem o cabeçalho dela. Tendo isso em mente, coloque no título da Landing Page o que realmente importa. Insira palavras-chave e sentenças curtas, que transmitam de forma clara o que você pretende oferecer.


Layout leve e responsivo


Sabe aquele ditado que diz: “a primeira impressão é a que fica?” No caso do marketing digital, ele se aplica bem. O layout da sua Landing Page é como um cartão de visita, que vai determinar se o visitante permanece em sua página ou sai dela.


Sendo assim, elabore uma Landing Page pouco “poluída”, evitando menus e links que levem a pessoa à outra página. Usar espaços em branco é também uma técnica interessante e bastante eficaz, que dá tempo para o visitante absorver a mensagem passada e tomar sua decisão.


Por último, pense em um layout que se adeque bem em todos os dispositivos e tamanhos de tela. Afinal, dificilmente o seu visitante irá clicar no que você deseja se ele abrir a Landing Page pelo celular e ela estiver desorganizada.


Imagens representativas


Uma imagem genérica e não condizente com o seu texto pode atrapalhar, e muito, o seu objetivo final. Por isso, aposte em elementos visuais que representem a sua oferta e use sempre a identidade visual da sua empresa, para que o visitante guarde na memória.


Descrição da oferta


No momento de descrever a oferta, lembre-se do “mais é menos”. Use frases curtas e pontuais e aponte os benefícios daquilo que está sendo oferecido.


Você pode também despertar o senso de urgência no visitante, apresentando o prazo da oferta ou dizendo que o número de vagas para o curso é limitado, por exemplo. Isso fará com que ele apresse a sua decisão de clicar no botão e preencher o formulário.


Formulário


Uma Landing Page não existe sem um formulário. É lá que os visitantes preencherão seus dados e você será capaz de captar uma base de contatos.


Coloque as informações que você precisa coletar dos leads, mas priorize apenas o que é indispensável, como nome e e-mail. Muitos campos de preenchimento podem fazer com que a pessoa desista e saia da página.


Call-to-action


O call-to-action, ou chamada para ação, é o botão que convida a pessoa a realizar determinada ação. Você pode usar frases como “baixe o material completo” ou “solicite um orçamento”.


Prova social Uma boa ideia é colocar em sua Landing Page recomendações ou depoimentos positivos de pessoas que já utilizaram o seu produto e serviço. Evidências desse tipo podem ser decisivas para convencer o visitante a fornecer os seus dados em troca de uma “recompensa” digital.


Como divulgar a sua Landing Page?


Não basta criar a sua Landing Page. Ela precisa ser promovida, para que as pessoas encontrem a página e você atinja o objetivo da conversão.


Pontos de conversão no blog são uma boa alternativa. Coloque links dentro de posts ou banners laterais, que atraíam o visitante para a página, mas lembre de sempre inseri-los de forma natural e agradável para quem está vendo.


Você também pode aproveitar as redes sociais de seu negócio para divulgar a Landing Page. Poste nos stories do Instagram ou em grupos do Facebook, por exemplo.


E por que não usar o próprio e-mail marketing? Divulgue a novidade para a sua base de contatos. Assim, você acaba fortalecendo o relacionamento com os seus potenciais clientes e os ajuda a avançar na jornada de venda.


Além das formas orgânicas de promover a sua Landing Page, você pode optar pelas mídias pagas. O Facebook Ads é uma ferramenta que te possibilita segmentar o público e direcionar os anúncios. Como o visitante só tem duas opções - preencher o formulário ou sair - a probabilidade de conversão aumenta.


Conclusão


As Landing Pages são essenciais quando falamos em Marketing de Conteúdo. Elas te abrirão várias oportunidades e permitirão que você aperfeiçoe suas estratégias.


Usando nossas dicas, você está pronto para criar a sua Landing Page e alavancar o seu negócio!


E aí? Gostou do conteúdo? Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, pode deixar nos comentários que responderemos o mais rápido possível.



0 comentário

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle