• Flávia Antunes

Aprenda a fazer a Gestão das Redes Sociais da sua empresa

Atualizado: 1 de Ago de 2019


Sabemos que ter uma rede social já não é mais um diferencial, mas algo inevitável. Para que uma empresa se destaque, ela deve estabelecer uma boa relação com seus clientes e vencer a concorrência.


Aqui na ViraLata Digital, vemos isso na prática. Trabalhamos com vários clientes que chegaram aqui sem uma rede social ou com perfis que quase não geravam engajamento e revertemos esse cenário. Criamos uma identidade visual, produzimos conteúdo relevante e trabalhamos com uma boa gestão de anúncios em redes sociais. O resultado não podia ser outro: as empresas aumentaram suas vendas e a visibilidade da marca.


Mas afinal, o que é o gerenciamento de redes sociais?


O gerenciamento de redes sociais é um processo composto por várias etapas, que envolve a definição do posicionamento, o planejamento das postagens, o monitoramento dos resultados, dentre outros. É essencial ter uma estratégia bem estruturada, para não perder tempo e dinheiro com ações inadequadas.


Pense assim: as redes sociais são como uma extensão do seu negócio. Por isso, devem ser gerenciadas com cuidado e profissionalismo. Um post que vai ao ar com uma linguagem diferente, que não é a da sua marca, pode influenciar negativamente nos resultados e até na reputação de sua empresa. Não é isso que você quer, certo?




Por que fazer a gestão de redes sociais?


Público segmentado


As pessoas demonstram os seus interesses e hábitos de consumo frequentemente nas redes sociais. Você consegue identificar algumas características do seu público pelos perfis que eles seguem, por exemplo. Outras ferramentas permitem segmentar ainda mais, como o Facebook Ads: lá, você escolhe o público que receberá o seu anúncio de acordo com informações, como região, sexo, idade, etc. Além disso, você pode desfrutar do mecanismo gratuito que próprio Instagram oferece. Quando você coloca o perfil como comercial, recebe acesso a vários dados sobre os usuários que acessam as suas postagens, o horário que mais entram na rede social, dentre outros.


Comunicação direta e rápida


Nada melhor que falar diretamente com seus potenciais clientes, não é mesmo? Esqueça a comunicação por ligações! Agora você recebe feedback, tira dúvidas e responde comentários tudo via redes sociais, de forma instantânea e sem precisar de intermediários. Essa interação com o seu público nas redes sociais é o primeiro passo para um relacionamento duradouro: crie empatia, seja prestativo e dê bons motivos para as pessoas recomendarem o seu negócio no futuro.


Credibilidade


Estar presente nas redes sociais melhora a visão do público sobre você. Quando precisarem de algo, com certeza lembrarão de seu produto ou serviço. A presença nas redes também possibilita que novas pessoas, que nunca tinham ouvido falar em seu negócio antes, te encontrem. Sabe o que isso significa? Mais Leads e possíveis clientes entrando em seu funil de vendas.


Divulgação da marca e de conteúdo


As redes sociais podem servir como uma “vitrine” para você divulgar o seu produto ou serviço. Mas, calma aí. Não encha seu feed com isso, pode ficar cansativo para quem vê. O ideal é fazer postagens de qualidade, que interessem e engajem o público. Desta forma, além de educá-los com conteúdo relevante, você ainda se torna referência em determinado assunto. Para saber mais sobre essa estratégia, dá uma conferida no nosso post sobre Marketing de Conteúdo!


Dicas para uma boa gestão de redes sociais

Pra te ajudar nessa empreitada, preparamos algumas dicas para uma boa gestão de redes sociais. São passos básicos, mas que podem te ajudar a começar.


Crie conteúdo relevante


Como já falamos lá em cima, as redes sociais são ótimas plataformas de divulgação. Por isso, aproveite o diferencial de cada uma e explore suas ferramentas. Se você tem um restaurante, por exemplo, que tal fazer enquetes nos stories no Instagram perguntando o prato favorito dos seus seguidores? Isso com certeza vai engajar mais do que só postar a foto de uma comida. Lembre-se também de fazer postagens que tirem dúvidas, entretenham e eduquem seu público.




Tenha consistência


As pessoas estão cada vez mais exigentes. Não adianta postar uma coisa hoje e só depois de 20 dias de novo. É preciso manter uma frequência em suas publicações, para não “deixar na mão” seus potenciais clientes.


Agende suas publicações


Você pode até ser muito organizado, mas é difícil lidar com tantas demandas e ainda lembrar quando publicar nas redes sociais. Por isso, por que não investir em uma ferramenta de planejamento de mídia social? Ela te permite programar os posts com antecedência e manter uma rotina de horários. Assim, você economiza tempo e deixa seu feed padronizado. Aqui na ViraLata Digital, usamos a plataforma MLabs, mas existem várias disponíveis no mercado.


Mensure seus resultados


Como saber se sua estratégia está funcionando sem checar os resultados? Primeiro, é importante definir quais métricas importam para você: Leads, alcance, engajamento, etc. A partir daí, você pode usar ferramentas que te ajudem com os dados ou acompanhar o desempenho pelas próprias informações que a rede social te dá. Com essa análise, você será capaz de determinar seu ROI (Retorno sobre Investimento) e adequar as suas ações. Em breve tem post no ar falando mais sobre o ROI!


Depois dessa explicação sobre o gerenciamento de redes sociais, você deve estar com várias dúvidas na cabeça. Sabemos que não é fácil, e por isso vamos te ajudar a solucionar algumas questões.


O que postar nas redes sociais?


Lembra o que falamos sobre não fazer da rede social uma vitrine da sua marca? Deixe essa função para os anúncios pagos. Nas redes, o legal é oferecer algo para quem lê: dicas, tutoriais, entretenimento… tudo é válido, desde que seja relevante para o seu público.


Além do conteúdo de qualidade, é importante fazer postagens que invistam no relacionamento do cliente com a sua marca. Isso pode acontecer por meio de imagens institucionais, comemorando uma marca de seguidores atingida; posts de datas especiais, como o dia das mães; memes ou gifs engraçados, que tenham relação com algum assunto do momento ou até textos que contem a história dos funcionários de sua empresa, para gerar empatia e engajamento.


Em quais redes sociais devo estar presente?


Não tem resposta certa pra essa pergunta. O recomendado é estar presente pelo menos nas principais redes sociais do país, como o Instagram e o Facebook. Mas tudo depende de onde o seu público-alvo é mais participativo, onde acessa mais e onde consulta para fazer compras.


Pense assim: quais redes oferecem um bom modelo de conteúdo para o seu negócio? Com ferramentas que você pode explorar de forma positiva, como textos, imagens e links.


Você também pode fazer uma pequena pesquisa de mercado. Consulte quais redes sociais outras empresas do seu ramo de negócio utilizam e se isso funciona para elas.


Com que frequência publicar nas redes sociais?


A frequência também é questão de teste. Você pode postar em dias diferentes e analisar qual post teve melhor desempenho, ou deixar datas fixas para cada rede social (2a e 4a no Instagram e 3a e 6a no Facebook, por exemplo).


O importante é elaborar um cronograma e manter uma regularidade. Aqui na VLD, trabalhamos com pelo menos dois posts por semana.




Qual é o melhor horário para publicar nas redes sociais?


Isso também depende do comportamento do seu público-alvo. Será que seus clientes gostam mais de acessar as redes sociais depois do almoço ou durante a noite? Você pode analisar os dados que o próprio Instagram te dá, ou também usar outras ferramentas, como o Facebook Insights.


Conclusão


Depois de ler o conteúdo, você deve ter entendido um pouco sobre o gerenciamento de redes sociais e a importância dessa prática ao seu negócio. O importante é lembrar que não existe uma fórmula mágica: todas as estratégias devem ser testadas, para descobrir o que funciona melhor para a sua marca e seu público-alvo.


Gostou do post? Conta pra gente nos comentários! Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar aqui embaixo que responderemos.

0 comentário

© 2019 por ViraLata Digital

Siga a ViraLata:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle